Resumo
Este estudo avalia a associação potencial entre antibioticoterapia inadequada e resultados clínicos adversos em pacientes infectados internados em UTIs.
Analisamos dados de pacientes infectados internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) médico-cirúrgica em Belo Horizonte, uma cidade com uma população de três milhões no Brasil. Os dados foram coletados entre janeiro de 2020 e junho de 2021, e incluíram pacientes com infecções associadas à assistência à saúde e adquiridas na comunidade. Para determinar a adequação da antibioticoterapia, culturas e relatórios de suscetibilidade foram utilizados. A terapia antimicrobiana empírica foi classificada como inapropriada se a cepa isolada fosse resistente a todos os antimicrobianos administrados empiricamente, enquanto foi considerada adequada se a cepa isolada fosse suscetível a pelo menos um dos antimicrobianos usados empiricamente.
A terapia antibiótica inapropriada em pacientes de UTI está associada ao aumento do risco de mortalidade, independentemente do tipo de infecção. A terapia antimicrobiana oportuna e apropriada é crucial no gerenciamento de infecções de UTI para melhorar os resultados clínicos.
Comments are closed.